Para uma formação intelectual preparada para o mundo de hoje, precisamos entender muitos assuntos. E quase todos começaram ou se materializaram com a Primeira Guerra Mundial.

Flavio Morgenstern

Seja capaz de elevar o nível do debate.
Aprenda de forma rápida e concisa
Prepare-se para uma profunda transformação na sua visão de mundo.
Conheça um momento histórico de extrema importância

O que realmente faz diferença é o conhecimento

Quase todas as grandes questões do mundo atual têm uma origem comum.

Quando leio sobre questões políticas atuais, noto sempre que as pessoas infelizmente não conhecem a origem de seus próprios pensamentos – e, ainda mais, desconhecem a história que gerou o que discutimos no mundo de hoje.

Quer um exemplo? Estamos numa nova discussão política que parece velha: o ressurgimento do nacionalismo, sobretudo contra o chamado globalismo. Mas por que o nacionalismo voltou no século XXI? Qual a sua origem? Por que o famoso nacionalismo alemão gerou tanto os Irmãos Grimm quanto Adolf Hitler?

O nacionalismo teve seu grande ápice na Primeira Guerra Mundial, quando um nacionalista sérvio-bósnio destruiu o sistema de monarquias internacionais. E foi seu fim que criou os órgãos de governança globalistas de hoje.

Pense nos problemas mundiais de agora. Oriente Médio? Os diversos países da região passaram a existir – brigando entre si – quando o Império Otomano ruiu após a revolta árabe, no fim da Primeira Guerra. Intervenções americanas? A América abandonou o isolacionismo... no meio da Primeira Guerra. Aliás, a Primeira Guerra foi a primeira “guerra ao terror” – e foi quando o Ocidente parou de admirar reis para vibrar com a democracia.

E nossas explicações para estes problemas? Marxismo? Virou política de Estado com a Revolução Russa, no meio da Primeira Guerra Mundial. Feminismo? A conquista do voto feminino foi no fim... da Primeira Guerra. Estado laico? Ideologia? Novas formas de família e de sexualidade? Adivinhe...

Há mais de 6 anos que venho estudando a fundo a Primeira Guerra Mundial, e fico cada vez mais impressionado com o pouco que sabemos de um conflito que definiu muito do que pensamos. É dificílimo imaginar algo que estejamos discutindo no Facebook ou no Twitter HOJE que não tenha tido sua origem, ou sua materialização e expansão, justamente em um conflito que completou 100 anos há pouco.

Sempre quis criar algo que explicasse a fundo as idéias modernas – o que está “por trás” de muitas das nossas discussões, que usam palavras poderosas, mas vazias de sentido quando não sabemos seu histórico. E percebi algo: boa parte do trabalho estava em entender um conflito quase ignorado, sobretudo quando comparado à Segunda Guerra. Mas, afinal, até o horror nazista só ocorreu... por causa da Primeira Guerra Mundial.

Por isso preparei este curso: não é apenas para olhar para o passado, mas para te ajudar a entender problemas de hoje, questões que estão sendo discutidas agora – e vai desde a arte moderna até o papel do Estado. Além de importante, certamente é emocionante!

Garanto uma coisa pra você: vai ser transformador.

O Guten Morgen Go – Primeira Guerra Mundial é um curso em vídeo, áudio e textos sobre os efeitos duradouros da Grande Guerra no mundo atual.

Não se trata meramente de um curso de história, e sim de uma análise cultural sobre como esta guerra tão pouco estudada definiu como o mundo seria atualmente.

É a Primeira Guerra que marca o triunfo hegemônico da democracia sobre as antigas monarquias, o desencantamento da religião e da tradição que permitiram a ascensão de visões de mundo seculares, como o marxismo e a psicanálise, além da era do modernismo nas artes e no pensamento – toda a tradição anterior passa a ser ignorada e criticada, tratando-se o mais recente sempre como mais válido do que o mais antigo.

Apesar de ignorada ao ser comparada com a Segunda Guerra, com o horror do Holocausto e das bombas nucleares, foi a trágica e eletrizante Primeira Guerra Mundial que delineou o mundo, os conflitos, a política e as ideologias que marcam nosso pensamento do século XX até os nossos dias.

Espero poder contar com você nessa jornada no Guten Morgen Go. Aproveite o desconto promocional, clique no botão abaixo e inscreva-se agora.

As inscrições serão encerradas muito em breve. Então, não perca tempo.

Os Módulos

  1. O cenário da Europa antes da Guerra e o início do conflito
    O mundo antes da Guerra e o mundo após o conflito são completamente irreconhecíveis. Monarquias foram substituídas por democracias, famílias tradicionais por ideologias modernizantes - a Europa e o mundo mudaram radicalmente em 4 anos.
  2. Cavando trincheiras contra a tecnologia militar
    As cenas da Primeira Guerra mereciam muito mais destaque nos cinemas: desde a primeira batalha, na Bélgica, diariamente cenas de terror (e adrenalina) ocorriam. As mudanças na tecnologia militar dos primeiros conflitos forçaram uma medida desesperada: cavar trincheiras para alguém poder sobreviver.
  3. Morte em escala industrial
    A dura lição da guerra, e o que fez um conflito aparentemente banal em uma região geralmente esquecida do mundo se transformar no maior morticínio que o mundo já havia visto, foi que a tecnologia de matar também avançou muito com a Revolução Industrial.
  4. A sombria “paz” e as conseqüências que duram até hoje
    É um costume pensarmos no mundo antigo, de reis, Estados confessionais e moral pública, e no mundo moderno, de democracia, laicismo e ideologias progressistas, acreditando que tudo mudou naturalmente. Foi o fim violentíssimo da Primeira Guerra que fez surgir o nosso mundo.

Depoimentos

Roger Moreira
Músico
Rodrigo Gurgel
Crítico literário
Bene Barbosa
Especialista em segurança pública

Quem vai se beneficiar desse conteúdo

  • Advogados
  • Publicitários e Marketeiros
  • Juristas
  • Políticos e pessoas que trabalham com política
  • Psicólogos
  • Empresários
  • Estudantes
  • Donas de casa
  • Aposentados
  • Jornalistas
  • Vendedores
  • Funcionários Públicos
  • Cidadãos brasileiros interessados em melhorar o Brasil.

Assine agora

Você investe apenas:
10x de
R$ 34,00
Total:R$340,00

Esse é o mais valioso e completo curso online sobre a Primeira Guerra Mundial já produzido.

  • Mais de 30% de desconto.
  • Acesso ilimitado por 12 meses (vitalício para patronos).
  • Espaço para perguntas e respostas.
  • Aulas ao vivo com Flavio Morgenstern.
  • Metodologia didática que permite aprendizado profundo, num curto espaço de tempo.
  • Oportunidade de adquirir conhecimentos que vão transformar a sua visão de mundo